Planejamento semanal de Ciências.
Conteúdo:
- Alimentação e respiração de animais e plantas
Objetivo:
- Observar no ambiente evidências de alimentação de animais.
- Perceber que animais diferentes têm dietas diferentes.
Justificativa:
Mostrar aos alunos a associação da alimentação e respiração humana com a dos animais
Desenvolvimento:
Levar os alunos ao campo incentiva-los a observarem os detalhes e que precisa de silêncio para não espantar os animais. Os alunos terão que observar as características do ambiente: luminosidade, disponibilidade de água, local de esconderijo para os animais, entre outras.
Será esperado dos alunos que os mesmo reconheçam os vegetais como seres vivos, também precisam de alimentos e os obtêm de forma diferente dos animais. Serão indagados se sabem de onde os vegetais se alimentam e que eles respondam que isso ocorre através do solo.
Haverá uma explicação informando-os da cadeia alimentar e por mais que pareça estranho é comum um ser servir de alimento para o outro. A caça e pesca predatória pode causar um grande problema no meio ambiente como faltar comida para uns e aumentar a população desequilibradamente de outros.
A intenção será também de melhorar a competência comunicativa do aluno em novos vocabulários e que busquem no dicionário termos que são desconhecidos e apresentem um relatório do que foi aprendido na aula.
Recursos
- Livro didático
- Um campo próximo da escola.
- Quadro branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário