terça-feira, 9 de junho de 2015

Planejamento Semanal de Matemática

         

Conteúdo: 

  • Cálculo mental e a divisão.
  • Problemas de adição e subtração.

Objetivo.


  • Capacitar o aluno a calcular mentalmente operações de divisão 
  • Relacionar três números por meio de adição e de subtração.
  • Reconhecer problemas que não podem ser resolvidos por falta de dados.
  • Interpretar dados apresentados sob a forma de gráficos de barras verticais.
  • Ler e interpretar textos sobre diferentes usos dos números. 

Justificativa:



 A necessidade do aluno em desenvolver a compreensão e o entendimento do uso dos números no dia a dia e a prática da utilização.

Desenvolvimento.


       As atividades propostas serão aplicadas aos aluno para explorar a adição e subtrações como operações inversas que envolvem três números. A intenção é que a criança perceba naturalmente as relações entre as duas operações e consiga ampliar o conhecimento de diferentes formas de resolver situações problemas.
       Será produzido no quadro branco uma figura de dois grupos de bolinhas  expressas por adição e subtração. Um dos grupos com 5 bolinhas e outro com 3 e pedir que eles façam a operação de adição  5 + 3 = 8 e em seguida pedir que eles façam a operação inversas, isto terá o intuito de mostrar que com os números observados na operação de adição podem ser observados na subtração e possuem algo em comum, mesmo sem apresentar a maneira formal. 
    Também será apresentados aos alunos alguns recursos visuais como bolinhas de gude com a finalidade de mostrar a utilização que eles já fazem na prática no cotidiano que precisa apenas fazer a associação do comum popular com o que se aprende na escola.
      Os alunos serão incentivados a construírem seus próprios problemas e desenvolver suas habilidades de produção textual. Os problemas serão conduzidos a elaborarem problemas que tragam algum tipo de complexidade para dificultar o raciocínio, pois os mesmos trocaram as atividades propostas produzidas por cada um e resolverão a atividades que o colega elaborou.

Recursos:

  • Livro didático.
  • Quadro Branco
  • Bolinhas de gude.

Avaliação:

Atividades de fixação retiradas do livro didático e elaboração realizadas pelos próprios alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário